quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Nos Passos de Jesus


Independente de religião, em geral, buscamos imitar a Jesus em nossas atitudes e reações nos mais distintos aspectos. Buscamos ser pessoas de caráter, sinceras, fortes, amáveis, enfim, buscamos estar de acordo com o perfil social. Buscamos Jesus como inspiração, o Ser mais sábio, sincero, forte. Ele foi e é perfeito em todas as Suas atitudes, inclusive em suas escolhas.

Se pararmos pra analisar a alimentação de Jesus entenderemos a disposição física que possuía. Andava milhas a pé ou carregado por um animal, passava dias em jejum e o que falar da estrutura que teve em suportar tantas chicotadas, açoites, foi apedrejado, ainda suportou carregar a cruz que lhe sobre carregou uns 50/60 kg por mais ou menos 600 a 650 metros. Fisicamente falando, seria ousada em dizer que Jesus só suportou tanto porque se alimentava muito bem? Um "obeso" não suportaria tanto tempo? Ou teria morrido antes de completar sua missão? Estudiosos dizem que sua alimentação era baseada em água, cereais integrais, frutas, vegetais, peixes, aves, carne, produtos frescos e com baixo teor de sal e gordura. Alem disso, constantemente andava de uma cidade a outra, e todos já sabemos o beneficio que a caminhada traz para nosso corpo.


Estudos realizados em mais de 13 mil homens nos Estados Unidos, comprovam em que o risco de morte por um ataque cardíaco era cerca de 40% menor para os  que comiam peixe. Também tem proteínas de alta qualidade, nutrientes (zinco, cobre magnésio, vitaminas B, iodo e outros minerais), afina o sangue, baixa o mau colesterol, reduz os triglicérides, combate inflamações e atenua sintomas de artrite reumatóide, entre outros. Adicione a sua lista de super mercado: Cereais em estado natural, iogurte, verduras, alho, cebola, feijões, lentilhas, peixes frescos, azeite, frutas, nozes, mel, ovos e aves sem excesso de gordura.

Tenho como de costume tomar sucos pela manhã, depois de uns cinco copos de água. Eu diversifico meu cardápio de três em três dias, mas sempre com a mesma base: Couve, limão, hortelã e gengibre.

Minha nutricionista me ensinou a fazer cubinhos verdes: Um maço de couve, um maço de hortelã, gengibre a gosto, todos bem higienizados, bate tudo no liquidificador com um litro de água e sem coar despeje em forminhas de gelo. Coloque no congelador e sempre que for tomar um suco, coloque duas pedrinhas. Eu uso também pra misturar a outros ingredientes, como disse, sempre os  tenho como base. Acrescento suco de dois limões, abacaxi e maçã verde(acrescente uma colher(café) de canela em pó se gostar). Outa opção é usar a base mais suco de 5  laranjas, 1/2 cenoura, 1/4 de uma beterraba, 1/2 pepino, uma colher(sopa ) de semente de chia. 

Use a base dos cubinhos e vá variando com legumes e frutas que você gostar. Acredite, este é o "ponta pé" inicial para que você inicie uma dieta saudável. Esses sucos servem para desintoxicar seu organismo, você se sentira mais disposta e certamente comerá bem menos no almoço. Tome todos os dias variando os ingredientes. Vou colocar mais dicas ao longo dos dias...

É importante lembra que se houver mais de cinco horas entre seu café da manha e almoço, coma uma fruta três horas depois do seu café.

Acredite em você, no seu potencial, não permita que os fest food's dessa vida tire sua saúde e sua disposição pra viver. Seu corpo é morada de Deus e instrumento pra Ele. Complete sua missão!


Ref.:
“A Dieta de Jesus e de Seus Discípulos”, editora Thomas Nelson Inc. Don Colbert