quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Nos Passos de Jesus


Independente de religião, em geral, buscamos imitar a Jesus em nossas atitudes e reações nos mais distintos aspectos. Buscamos ser pessoas de caráter, sinceras, fortes, amáveis, enfim, buscamos estar de acordo com o perfil social. Buscamos Jesus como inspiração, o Ser mais sábio, sincero, forte. Ele foi e é perfeito em todas as Suas atitudes, inclusive em suas escolhas.

Se pararmos pra analisar a alimentação de Jesus entenderemos a disposição física que possuía. Andava milhas a pé ou carregado por um animal, passava dias em jejum e o que falar da estrutura que teve em suportar tantas chicotadas, açoites, foi apedrejado, ainda suportou carregar a cruz que lhe sobre carregou uns 50/60 kg por mais ou menos 600 a 650 metros. Fisicamente falando, seria ousada em dizer que Jesus só suportou tanto porque se alimentava muito bem? Um "obeso" não suportaria tanto tempo? Ou teria morrido antes de completar sua missão? Estudiosos dizem que sua alimentação era baseada em água, cereais integrais, frutas, vegetais, peixes, aves, carne, produtos frescos e com baixo teor de sal e gordura. Alem disso, constantemente andava de uma cidade a outra, e todos já sabemos o beneficio que a caminhada traz para nosso corpo.


Estudos realizados em mais de 13 mil homens nos Estados Unidos, comprovam em que o risco de morte por um ataque cardíaco era cerca de 40% menor para os  que comiam peixe. Também tem proteínas de alta qualidade, nutrientes (zinco, cobre magnésio, vitaminas B, iodo e outros minerais), afina o sangue, baixa o mau colesterol, reduz os triglicérides, combate inflamações e atenua sintomas de artrite reumatóide, entre outros. Adicione a sua lista de super mercado: Cereais em estado natural, iogurte, verduras, alho, cebola, feijões, lentilhas, peixes frescos, azeite, frutas, nozes, mel, ovos e aves sem excesso de gordura.

Tenho como de costume tomar sucos pela manhã, depois de uns cinco copos de água. Eu diversifico meu cardápio de três em três dias, mas sempre com a mesma base: Couve, limão, hortelã e gengibre.

Minha nutricionista me ensinou a fazer cubinhos verdes: Um maço de couve, um maço de hortelã, gengibre a gosto, todos bem higienizados, bate tudo no liquidificador com um litro de água e sem coar despeje em forminhas de gelo. Coloque no congelador e sempre que for tomar um suco, coloque duas pedrinhas. Eu uso também pra misturar a outros ingredientes, como disse, sempre os  tenho como base. Acrescento suco de dois limões, abacaxi e maçã verde(acrescente uma colher(café) de canela em pó se gostar). Outa opção é usar a base mais suco de 5  laranjas, 1/2 cenoura, 1/4 de uma beterraba, 1/2 pepino, uma colher(sopa ) de semente de chia. 

Use a base dos cubinhos e vá variando com legumes e frutas que você gostar. Acredite, este é o "ponta pé" inicial para que você inicie uma dieta saudável. Esses sucos servem para desintoxicar seu organismo, você se sentira mais disposta e certamente comerá bem menos no almoço. Tome todos os dias variando os ingredientes. Vou colocar mais dicas ao longo dos dias...

É importante lembra que se houver mais de cinco horas entre seu café da manha e almoço, coma uma fruta três horas depois do seu café.

Acredite em você, no seu potencial, não permita que os fest food's dessa vida tire sua saúde e sua disposição pra viver. Seu corpo é morada de Deus e instrumento pra Ele. Complete sua missão!


Ref.:
“A Dieta de Jesus e de Seus Discípulos”, editora Thomas Nelson Inc. Don Colbert



quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Decidi Viver

 Me  sentia tão mal com tudo que fazia, tudo me cansava, só queria dormir.Tentava fazer uma caminhada, mas não tinha fôlego, até queria sair mas não tinha ânimo. Essa situação já estava afetando meu casamento, pois não gostava de me ver no espelho. Não me amava mais, nem me arrumava, colocava qualquer roupa, já estava pronta pra sair. Comprar? Nem pensar, me preparava psicológicamente e ainda assim sempre chorava no provador porque calça nenhuma fica boa a não ser que fosse do tamanho 50 pra cima. Vale a pena citar que as lojas não parecem muito preocupada com as fofinhas, porque são sempre os mesmos modelos e uns modelos sem vida. Confesso que de um tempo pra cá reparei uma diferença, parece que se importam mais.

Até que comecei a me sentir mal. Meu nariz sangrava, sentia falta de ar e indisposição até nas tarefas mais simples, dores forte na cabeça. Por acaso fui ao posto de saúde aferir minha PA. Um susto! estava 17/6 , acredite. Aos 24 anos de idade pesando 88Kg, com minha glicose já alterada e agora com pressão alta. Decidi, a partir daquele dia mudar!

Liguei para meu médico e marquei uma consulta. Fiz vários exames de tireoide e etc... Não acusou alteração alguma. Meu problema estava no olho, que era maior que meu estômago. Quase todo dia era pizza, rodizio de massas, churrascaria,  refrigerante e só bobagens o dia todo! Não tinha como ter saúde assim. Parecia que estava cega. No café da manhã, comia dois pães, bolo, pão de queijo, café com leite... Comia insanamente. Ainda bem que acordei a tempo. 

Em julho de 2013 procurei mudar minha alimentação por conta própria e comecei a conhecer as academias da cidade. Encontrei uma que gostei com preço acessível,  me matriculei e mandei ver!  Em novembro conheci minha nutricionista que é fantástica e que me deu um super empurrão! Várias dicas de receitas naturais e saudáveis. Já era apaixonada pela arte de cozinhar e oferecer prazer a quem comia, agora então tendo a certeza de que é uma comida saudável, tenho mais prazer em cozinhar e em comer.

Hoje estou pesando 75kg , pretendo sim emagrecer mais, e não vou mudar minha alimentação depois que alcançar meu objetivo, que não é alcançar uma meta em  "quilos", mas sim um corpo saudável. Quero ter saúde pra viver e aproveitar o dom da VIDA, pra entrar em qualquer calça, pra correr com minha cachorrinha na praia, pra brincar com meus primos e com meus filhos futuramente, pra enfrentar qualquer caminhada e subida ao monte.  Quero um corpo e uma mente saudáveis, que se comuniquem.

Este blog tem a intenção de ajudar e incentivar com dicas práticas ás pessoas que, assim como eu não tem tempo de ficar cozinhando coisinhas saudáveis, pessoas que se amam e não sabem onde foi parar esse amor próprio. Na maioria das vezes comemos exageradamente  por fuga de um problema, de uma dor, de uma decepção... Entendemos desde a infância que comer é o meio mais prático. Um bebê chora, a mãe logo lhe dá uma mamadeira, vejo as crianças nos shoppings esperneando por um hambúrguer e por refrigerante, criancinhas comendo o que pode matar até um adulto. Aprendemos que comer é um dos maiores prazeres da vida. MAS NÃO HAVERÁ VIDA SE CONTINUARMOS COMENDO MAL ASSIM!  Comer é um prazer sim, mas quando se tem disciplina e amor próprio.  

Mudei completamente minha alimentação porque decidi viver. 





quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PANQUECA LIGHT



LANCHINHO LEVE, SAUDÁVEL E DELICIOSO


Temos duas opções para a massa:

Integral caseira:

200 ml de leite desnatado
1/2 xícara de chá  (60g) de farinha de aveia
1/2 xícara de chá de farinha de quinoa  (60g) ou trigo integral ou quinoa em flocos
1 ovo
Coloca tudo no liquidificador e bate. A massa não fica grossinha como a outra tradicional ok? 
Massa Pronta (Prática. Foi a que eu usei):
Só passar na frigideira aquecida, sem óleo. E, está pronta.

Passei Cream Cheese, coloque queijo muzarela, peito de peru, agrião, pepino, cenoura ralada. Temperei com pimenta do reino e mostarda. 

Enrole, ou coloque outra folha por cima. é legal fazer de várias camadas, fica lindo, gostoso e saudável. 

Bom Apetite!!! 



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Lasanha de Berinjela



LASANHA DE BERINJELA


 Deliciosa, saudável e levinha.

Ingredientes:

2 Berinjelas sem casca cortadas no sentido do comprimento
4 Tomates
1 Cebola
1 Cabeça de Alho
¹/² Pimentão verde
¹/² Pimentão amarelo
300g de Queijo muzarela em fatias finas
1 Peito de frango grande
Azeitona
Algumas folhinhas de Manjericão(caso goste)
Cheiro Verde
Coentro
Orégano
Páprica (caso goste)
Azeite
1 Tablete de caldo de galinha
Sal

Preparo:

Na panela de pressão coloque o peito de frango, caldo de galinha, uns dois talos que coentro, 2 dentes de alho, uma pitada de páprica e uma colher (de café) de sal. #segredinhosdananny - Coloque na panela primeiro o peito de frango com as costelinhas pra cima e depois a água sem cobri-lo totalmente.- Deixe em fogo médio por vinte minutos (ou menos, dependendo da potência do fogão).  

Enquanto isso, vamos para o recheio. Huuummmmm!!!

Pique 3 tomates em cubinhos bem pequenos, se preferir, tire a casca. #segredinhosdananny - Espete o tomate com um garfo, aproxime-o do fogo, e gire bem devagar, a casca irá enrugar, mas tome cuidado para não cozinhar o tomate ou queimar, isso pode alterar o sabor. Assim, a casca desgruda todinha, só você remover com o garfo. -  Coloque em uma panela média uma colher (de sopa) de azeite e deixe ficar bem quente, jogue a cebola picada e assim que estiver dourando, o alho. Misture o pimentão verde e o amarelo. Refogue bem, coloque os tomates, coentro bem picadinho, cebolinha,a páprica e  azeitona a gosto (se não gostar, não se esqueça de por uma pitada de sal).Vá acrescentando água, devagarinho. Deixe em fogo baixo e a medida que for secando vá acrescentando água e mexendo, até o molho ficar bem vermelhinho, homogêneo e sequinho. 

Não se esqueça do frango, já deve estar cozido...

#segredinhosdananny - Abra a torneira, coloque a panela embaixo, de vagar e com cuidado. Quando sair toda a pressão abra e deixe o frango na panela por mais dez minutos. Isso facilitará na hora de desfiar. -

Após, retire o frango e com dois garfos, desfie. Na panela em que cozinhou o frango, reserve duas a três conchas da água. Coloque as berinjelas e deixe em fogo baixo por cinco minutos, não mais que isso. Ok?

O molho está bem sequinho né? Então coloque o frango desfiado e o caldinho que você reservou. Até que ferva, misture, misture, mexa... Quando estiver bem cremosinho, apague o fogo.

Vamos montar nossa LASANHA!
#segredinhosdananny - Amasse um dente de alho com uma faca e o esfregue por toda a forma, isso dá um gostinho especial. Esmague o manjericão no azeite, retire as folhas e, com o azeite, unte a forma.

Coloque a primeira camada de molho, a berinjela, o queijo e assim até quase preencher a forma. Na última camada de molho, não cubra com a berinjela, Coloque queijo, tomate em rodelas, orégano e polvilhe parmesão se desejar. 

Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos, retire o papel e deixe gratinar. Sua lasanha está pronta. Como não é um prato tão calórico como o tradicional, eu aconselho uma porção de legumes cozidos e arroz integral com grãos pra acompanhar. 

NÃO SE ESQUEÇA DE AGRADECER AO CRIADOR PELA OPORTUNIDADE DE DESFRUTAR DESTE ALIMENTO.

E aí, fez? Gostou? Me conta tudo!

@hemillybrayner